A RESPIRAÇÃO E A LONGEVIDADE

22 dezembro, 2010

Considerando a estreita relação da respiração com os estados de consciência, reserve todos os dias alguns instantes para percebê-la e vivenciá-la.
Redescubra a maneira proveitosa de se respirar acomodando-se gostosamente no solo ou mesmo em uma cadeira ou sofá, desde que a coluna permaneça ereta.
Aproveite sua capacidade pulmonar e respire lenta e suavemente durante alguns ciclos e sem perder a consciência do objetivo do momento. Inspire e expanda o abdômen, as costelas e o peito. Depois expire, expulsando o ar da parte alta dos pulmões, recolhendo o peito, depois as costelas, a parte média e por último recolha o abdômen, a parte baixa dos pulmões. Proceda desta forma: inspire enchendo os pulmões de baixo para cima e expire esvaziando-os de cima para baixo. Faça vários ciclos sentindo a expansão dos pulmões e a sua capacidade de absorção de oxigênio e energia vital aumentando progressivamente. Assim terá mais oxigênio circulando no organismo e consequentemente maior vitalidade para dilatar a sua longevidade.  
                                                                                                    

1 comentários:

Leandro Luís Rodrigues disse...

Compreender, sentir e perceber tudo que nosso corpo tem a oferecer, desde a respiração à qualquer outro ato voluntário/involuntário dele, é o melhor meio de sentir a vida em nós e de aproveitá-la.