O paradoxo da velhice

28 dezembro, 2010

Os anos  passam e nada me surpreende mais do que a rejeição à velhice. Inclusive a minha. Não a minha rejeição à velhice. A minha velhice. Outro dia o DeBona sugeriu comprar aquelas poltronas de vovô/vovó. Sabe? Aquelas bem confortáveis, que inclinam, têm apoio para os pés e outros luxos. Assim, substituiríamos o lugar onde mais gostamos de ficar em casa, o sofá da sala, pelas poltronas.  Discordei, claro!
Se comprássemos as poltronas, declararíamos nossa velhice. Seria tão gostoso ficar ali, aconchegado na poltrona. Porque eu sairia?
Nada como um sofá desconfortável para nos expulsar de casa.
Concordo com a importância do conforto. Concordo com a segurança. O aconchego e o aprochego.
Mas quanto maior o conforto em casa, menos saímos para encher os olhos com outras paisagens e a mente com outras ideias.
Não pretendo ser o tipo de velhinha que só fica em casa, rejeitando o mundo. Pretendo ser aquela com os olhos arregalados para ver o andar das coisas. Para ver envelhecer os corajosos, os medrosos, os pobres, os ricos, os obcecados, os saudáveis, os doentes, os que se acham, os que se perdem, os iguais, os diferentes, os que fomentam, os tamásicos, os santos, os criminosos, os inexpressivos, os preconceituosos, os queridos, mal amados, os que fazem, os que nada.

4 comentários:

Arlita disse...

Oi Lu querida,

Não é necessário comprar uma cadeira especial. Pois, na verdade a velhice está dentro de nós, assim como a juventude. Saber conviver com a transição, é o desafio da vida.

Abrçs e Bjs,

Arlita

Leandro Luís Rodrigues disse...

Como biólogo, acho que posso afirmar que a velhice é algo certo, é algo natural, é algo que terá que acontecer. Se não envelhecermos, morremos. Envelhecer é sinal de vida, de estar vivo e de ainda ter o poder de usufruir tudo o que o universo nos proporciona. Àqueles que choram o passar dos anos não sabem o quanto perdem, pois envelhecer é a maior dádiva da vida. Logo, reclamar disso é uma ofensa à sua própria vida...

Como Leandro, eu pessoa, posso afirmar: "Falou e disse, minha instutora linda, gostosa, de pernas torneadas, bubum saltado, sábia e JOVEM! Essas poltronas realmente só nos fazem ficar em casa e dar espaço à preguiça, sou contra elas também hehehe!

Anônimo disse...

Lu minha amada!!!
Adorei o texto, posso colocar na minha monografia? Ela tem um capítulo sobre Senilidade X Sabedoria.
Quanto a você estar velha, que exagero, para mim vocÊ ainda é uma mocinha, mais experiente e vivida, claro mas ainda é uma mocinha linda!!
Te amo!!!

Cris Volter - LEM - BA

Fernanda Rengel disse...

Oi Lu,

Parabéns pelo blog, adorei. Seus textos são muito bons, parece que você está conversando com o leitor.

Mil beijinhos.

Fernanda Rengel